Sobre

Casa São Francisco de Assis

A Casa de São Francisco de Assis – antiga Casa do Gaiato de Lisboa é uma instituição do Patriarcado de Lisboa que foi fundada enquanto Casa do Gaiato em 1948 na Quinta do Palácio dos Arcebispos, em Santo Antão do Tojal, Loures, pelo Pe. Américo Monteiro de Aguiar (Obra da Rua), a pedido do Cardeal Cerejeira, para dar resposta a uma premência social da época que eram as crianças e jovens em situação de abandono e/ou pobreza extrema.

Em 2006

A instituição deixa de ser pertença da Obra da Rua e passa a estar sobre a alçada direta do Patriarcado de Lisboa, tornado-de por decreto patriarcal de pessoa coletiva religiosa canonicamente ereta, reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social.

Deixou-nos logo nessa data, o Senhor Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, a seguinte orientação: “é assumida, não para ser reproduzida, mas para ser luz inspiradora nas questões e problemas novos ou diferentes que nestes tempos tão diversos dos dele se nos põem”.

Deste modo, inspirados também no exemplo de dádiva aos outros do então eleito Papa Francisco em 2013, que com a sua Exortação Apostólica sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual inspirou o Sínodo Diocesano de Lisboa convocado pelo Senhor Cardeal-Patriarca D. Manuel Clemente, a Casa do Gaiato de Lisboa assumiu com o nosso Patriarca, no ano 2014, um Projeto de Refundação que visou o licenciamento e alargamento das respostas sociais, partindo do edificado existente e adaptando-o para dar resposta aos problemas novos e diferentes que nestes tempos surgiam, e sempre na disponibilidade de responder às preocupações sociais destacadas pelo Santo Padre.

Foi por este caminho percorrido que, por sugestão direta do Santo Padre, e assim expressando a sua vontade, alterámos o nome desta obra social do Patriarcado de Lisboa, que passará a designar-se por CASA SÃO FRANCISCO DE ASSIS - ANTIGA CASA DO GAIATO DE LISBOA. 

Visão

Visão

Promover o legado histórico da instituição tornando-a numa instituição de excelência no acolhimento e apoio aos mais carenciados.
Qualidade

Qualidade

Proseguir a melhoria contínua e sustentada dos processos organizacionais, de modo a beneficiar a pessoa acolhida e / ou apoiada na promoção da sua dignidade humana.
Valores

Valores

Serviço, Respeito, Gratidão, Qualidade, Transparência, Responsabilidade, Estética.
Documentos
Para Descarregar

Orgãos Sociais e Estatutos

Orgãos Sociais 

Estatutos

Relatórios e documentos

Contas 2022

Relatório de Atividades 2022

Relatório e atividades 2021

Relatório e contas 2021

Relatório e atividades 2020

Relatório e contas 2020 (mapas financeiro)

Balanço 2019

Demonstração de resultados 2019

Balanço 2018

Demonstração de resultados 2018

Balanço 2017

Demonstração de resultados 2017